Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Biografia

NILVA FERRARO é o nome usual de Nilva Irene Schütz Ferraro, que nasceu em Erechim, RS, formada em Direito, é poeta e artista plástica. Sempre amou as artes. Porém, somente pode dedicar-se às artes plásticas e à literatura quando se aposentou, pelo TRT da 4ª Região, onde fez carreira como funcionária concursada.

Em 1991 descobriu o haikai, forma poética que veio casar com suas duas paixões: a natureza e a fotografia. Eis que o haikai vem a ser uma fotografia com palavras. Assim, seu primeiro livro publicado foi Luzes de Outono, em 1992. Seguiram-se Fruto Maduro – centúria de haikais; Tatuagem de Amor – poemas de mãe para filho e de filho para mãe, que foi à finalíssima do Fumproarte em 2002; O Poema Nosso de Cada Dia – poemas para orar; Pulga Trapezista (haikais) e Mergulho na Mata - haikais; Oficina Natureza - haikais e A Eloquência do Bambu e do Fogo - haikais e MÁXIMAS & mínimas; Macaco Trapezista, com lançamento em 10.10.2012. "Celebrando a Vida - Haikais,  em 2014; Celebrando a Vida 2 - Haikais, em 2015;  Celebrando a Vida 3 - Haikais, em 2016.

Participou de exposições coletivas e individuais na Capital e no Interior do Estado. Destaca especialmente a do XII Salão de Inverno de Artes Plásticas de Livramento, em 2000, onde foi premiada com menção honrosa, na categoria Fotografia; a exposição individual Texturas e Memórias – fotografia e poesia, no Theatro São Pedro, em 2000 e em 2004, no mesmo local, a convite do Circuito Cultural Banco do Brasil.

Recebeu o Prêmio “Antonio Filoteo Omodei – Giulio Filoteo o Amadeo”, conferido pela Accademia Internazionale “Il Convivio” Comune di Castiglione di Sicilia, Itália (2004) , 2º lugar na categoria Revista, pelo seu trabalho referente a exposição individual A Eloquência do Bambu – fotografia e poesia, Revista Porto e Vírgula, nº 42, de Porto Alegre.

Em 2004, foi classificada no Concurso de Haikais, promovido pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, tendo como prêmio a publicação do livro Haikais, pela UFRGS, Porto Alegre, em 2008, junto com os demais classificados.

Autografou o livro PULGA TRAPEZISTA na XIV BIENAL DO LIVRO RIO , no Rio de Janeiro, em 17.09.2009.

Em julho de 2010 teve seis livros seus vertidos para o Braile, pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com entrega oficial em Sarau Poético realizado na Casa de Cultura Mario Quintana.

Em dezembro de 2010 recebeu o Prêmio AGEs Livro do Ano Infantil pelo seu livro Pulga Trapezista.

Em novembro de 2011 tomou posse na Cadeira nº 26 da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves.

Em agosto de 2012 participou do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, em Cacique Doble, RS.

Em setembro de 2012 recebeu da Nova Acrópole, Organização Internacional, o diploma por haver concluído seus estudos de primeiro nível, passando a membro dessa Casa de Estudos Filosóficos.

Em outubro de 2012 lançou o II vol. da Coleção Reino Animal, Macaco Trapezista.

Em abril de 2013 - Nilva Ferraro recebeu o Prêmio Mulheres Notáveis, Troféu Cecília Meireles, em Itabira, MG.

Em maio de 2013 - Nilva Ferraro recebeu medalha e título de Membro de Honra da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, no Palacete Julieta Serpa, Rio de Janeiro, RJ, cuja Presidente é a Embaixadora Diva Pavesi.

A partir de março até setembro de 2013, participa da exposição de Biblioteca Itinerante nas Escolas, como sócia da Associação de Escritores e Ilustradores de Livros Infanto Juvenil - AEILIJ.

Em junho de 2013, participou do lançamento da Coletânea de Poesia Gaúcha Contemporânea, da Assembleia Legislativa, organizada por Dilan Camargo.

Em julho de 2013, participou do Projeto do Instituto Estadual do Livro - IEL e da Associação Gaúcha de Escritores - AGEs, Prosa na Estrada, lançado na Estação Rodoviária de Porto Alegre.

Em agosto de 2013, recebeu o Prêmio Destaque do Ano, Troféu Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, MG.

Em novembro de 2014, Prêmio Excelência Cultural 2013 ABD, RJ. Lançou o livro Celebrando a Vida - Haikais, 2014.
 
Em outubro de 2015, premiada no VIII Concurso de Contos, Crônicas, Poesias e Histórias do INTER, FECI, Casa do Poeta Rio-Grandense e CAPOLAT.
 
Em dezembro de 2015, Prêmio Victoria, Destaque 2015, Montevideo/Uruguai. Lançou o livro Celebrando a Vida 2 - Haikais, 2015.
 
Em maio de 2016 tomou posse na Cadeira 10 da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul - ALFRS, em Porto Alegre. Lançou o livro Celebrando a Vida 3 - haikais, 2016.

Entidades a que pertence:
União Brasileira de Escritores, SP e RS; Casa do Poeta Rio-Grandense, CAPORI; Associação Gaúcha de Escritores, AGEs; Associação Lígia Averbuck, do Instituto Estadual do Livro, IEL;
Associação Internacional Poetas; Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Cadeira 26; Associação Amigos do Museu de Arte do Estado do Rio Grande do Sul,
AMMARGS; Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris/France; Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix Suisse/France; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais do Rio Grande do Sul INBRACI-RS; Academia Literária Feminina do RS - ALFRS, Cadeira 10; 

site desenvolvido por wwsites - sites para escritores